27/09/2009

Palavra de ordem ALARGAR

As juntas de freguesia desta terra tem um discurso bastante previsível que se pode sintetizar numa só palavra: ALARGAR.

Assim seja. Para dar os 4 metros que pedem tive de deitar abaixo o antigo muro e refazê-lo totalmente. Como é óbvio aproveitei para o elevar até à cota superior do terreno e ganhar bem mais espaço útil em cima do que perdi em ribanceira. A vedação via ficar para o exterior com uns expressivos 6 metros de altura no ponto mais alto (eh eh - eles nunca percebem a razão de alguém defender uma casa da agressão da estrada - ainda por cima neste caso, a Norte como convém).



É claro que se metesse ali uma máquina e retirasse simplesmente a terra, ficava-me 10 vezes mais barato, a casa ficava muito mais "desafogada", via-se da estrada, o vizinho via quem entrava e saía, o vento refrescava melhor no inverno, tinha menos centopeias, eliminava as incómodas e folharentes árvores, podia fazer um belo relvado em declive com um aro de carro de bois e um cântaro semi-enterrado e rematar tudo por um murinho de 40 cm encimado por uma belíssima grade em alumínio. Assim vai ficar mais um anacronismo neste belo loteamento de S. Salvador. Quando tiver a rede já os gnomos do Soto não poderão dedicar-se ao seu desporto nocturno favorito: cortar os cocurutos das arvores...porque será?


Já agora aqui fica a razão da localização do "nicho"para o sistema de réga. O muro integra (não teve outro remédio, uma vez que não aprecio muito o método dinamite) uma fraga que aflora no local e que ao que parece se estende para da casa. Daqui a algum tempo espero poder mostrar como ficou acabado.

3 comentários:

  1. em vez d estar a ver ferverosamente o resultado das eleições, noto q esteve tratando de + 1 das inúmeras propriedades!...bj

    ResponderEliminar
  2. Pergunta, porventura estúpida: esse muro não devia ter um suporte interior em betão?

    ResponderEliminar
  3. Não, apesar de assim ficar substancialmente mais caro. A grande vantagem de ser feito à moda antiga "com arrasto" - ou seja inclinado para dentro em relação à vertical - é a de permitir a drenagem natural do terreno (ou seja não retém a água das chuvas). A desvantagem além do custo é a perda de alguma área útil no cimo do talude. Já agora...um último ponto:dentro de 4 ou 5 anos vai estar cheio de vegetação e integrado no conjunto. Abraço

    ResponderEliminar

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.