22/02/2010

Enxertia

O verbo enxertar, vem do latim insertare, e significa inserir, introduzir.


É a operação que consiste em se justapor um ramo ou fragmento de ramo com uma ou mais gemas sobre outro vegetal, de modo que ambos se unam e passem a constituir um único indivíduo.


O enxerto em árvores frutíferas é uma das mais antigas práticas hortícolas, remontando o seu registro histórico aos tempos de Teofasto, que viveu cerca de 300 anos antes de Cristo. Os romanos desenvolveram e empregaram diversas técnicas de enxertia ainda em uso em nossos dias. Na China, no século IV d.C., relatava-se que a pereira-oriental adaptava-se melhor ao cavalo Tu Li, deduzindo-se daí que outras combinações não obteriam sucesso igual. Da mesma época e origem chegaram até nós informações de que seria bem-sucedido o enxerto da ameixeira-japonesa com o pessegueiro, não sendo válida, contudo a prática inversa.


Vê-se, pois, que muitos dos princípios da enxertia eram de domínio público no mundo inteiro desde as mais remotas eras. (ler aqui)


O que custa é ver o corte de meia arvore para a fazer....





Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.