25/04/2010

Horta

Começa a estar plantada. Pimentos, pimentinhos de Padron, alface e cebolo.

Longa espera....

As rãs devem ser gostosas, mas não se conseguem apanhar!
que...seca!

Futínias

Carregadas de flor atraem milhares de abelhas. O zumbido na proximidade é impressionante, a minha paciencia para as fotografar sem se assustarem e fugirem é que não é grande coisa. Entre desfocadas e tremidas sobraram poucas....

Macieira

Neste inicio de primavera as mudanças são muito rápidas. De uma semana para a outra as arvores rebentam as flores abrem e as pétalas caem. A Macieira velha já largou grande parte da flor. Daqui às maçãs é um pulinho!

Trabalhos de hidraulica

O tanque inicial (mãe de água) durante este inverno transbordou continuamente e o sistema de drenagem que estava previsto não foi capaz de escoar os excedentes. As condutas assorearam e os taludes sofreram bastante erosão. Decidimos criar uma linha de água de descarga para resolver a situação de futuro. Aqui fica o estado da obra neste sábado. Na imagem 1 pode ver-se a quantidade de água que continua a transbordar e a encharcar a zona das escadas. Nas outras duas percebe-se a construção do rego bordejado a pedra contornando a casa do "peto" ou seja o pobre cedro totalmente esburacado onde a criatura se instalou. Agora vai ter de atravessar o rio para ir à piscina.



25 de Abril....

19/04/2010

Chegou o verde

Japonicus

Peto Verde

São impressionantes os estragos que o peto (Pica pau) faz nas árvores de lenho mais tenro. Será que mesmo assim esburacada vai sobreviver? Alguém sabe quantos anos dura um pica pau? Será sempre o mesmo ou serão várias gerações de picadores diligentes?

Macieira velha

Glicínias

Na casa laranja as lilaz estão muito mais adiantadas. Na casa grande a Sul estão a começar a florir os primeiros cachos. Daqui a seis meses vamos ver como estão!

Glicinias brancas

Daqui a uma semana estão abertas

16/04/2010

Meus caros Pedro e Inês....

Eh Eh a cultura Portuguêsa tem destas surpresas onomásticas! Como únicos leitores desta coisa, aqui ficam as minhas sinceras desculpas da inactividade bloguista. Mal possa retomo. Um abraço

Em pousio

"O pousio é o descanso ou repouso dado às terras cultiváveis, variando esse descanso de um a três anos, interrompendo-se as culturas para tornar o solo mais fértil".