26/06/2011

Diz-se que vai ser feito......


Com a conclusão da A32 renascem as esperanças de o prolongamento da variante vir um dia a ser realizado. Não se trata de nenhuma auto-estrada, nem sequer de uma via rápida de faixas separadas, mas sim de uma simples estrada de perfil mais largo, traçado com curvas de maior raio e cruzamentos de nível mas com faixas de aproximação mais seguras, substituindo a velha N326 que em alguns troços desapareceu simplesmente para realizar esta alternativa. O troço existente entre o cruzamento da Ribeira e vila de Arouca, ainda que de apenas 9.990 m (para fugir ao estudo de impacto ambiental), é uma grande ajuda para quem vem do Picoto em curva e contracurva e chegando ali já se sente em casa. Para quem vai para o Porto é pior porque se perdem da estrada boa na Ribeira e só conseguem apanhá-la de novo no Picoto!
O nó da A1 com a A32 já se vê a nascer logo depois dos Carvalhos na grande descida para o Porto.
Neste momento para quem vem do interior Norte a A41 (que permite contornar o Grande Porto) pouca utilidade tem para nós. A única saída é Sandim e leva-nos a um emaranhado de estradas estreitíssimas ainda piores que as tradicionais.
Se a variante for feita o acesso ao nó A32 / A41 será muito fácil quer a partir da Arrábida, quer do Freixo, quer do Norte interior. Daqui A32 até Romariz e Variante até Arouca. Talvez o que demora agora uma hora se faça em 35 minutos. Para quem faz o percurso todos os dias é uma diferença enorme de tempo e sobretudo cansaço de condução.
Para quem vem do Sul, é seguir a A1, siada Estarreja para Oliveira até apanhar a A32 e depois virar à direita. eh eh.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.