02/07/2011

Descoberto no armário

Dantes havia tempo para projectar em Free Hand 8 (oito! pois ) e estudar os padrões de sombra sem ser preciso software 3D e toda a tralha de agora.

Devo admitir que o dossier de obra e as folhas de encomenda eram bastante explicitas e por isso foi possível fazê-la por ajuste directo até ao fim. Em caso de dúvida os desenhos explicavam TUDO.


Mas tudo isto não basta. O grande sistema de comunicação com os trabalhadores das diferentes artes é fazer-lhes um esquisso no local e frente ao assunto a tratar. Enquanto se desenha pode seguir-se um raciocínio e detectar se estão realmente a perceber ou não. Desenhei centenas de esquissos em folhas A4 que deixava na obra e que eram o grande sistema de referencia, geralmente mais que o desenho técnico, insuficientemente expressivo e que, geralmente, só revela a suas potencialidades de síntese de informação aos iniciados.

Estas relíquias saíram do armário porque a Carolina me pediu uma plante da casa para o trabalho da Mariana. Descobri muitos outros que pode ter piada colocar aqui. Um dia destes....

1 comentário:

Depois de escrever o seu comentário escolha por baixo da caixa de texto como quer ser identificado. Se escolher "anónimo" não aparecerá no post qualquer endereço.